Para compreender como agem os antioxidantes para pele, é fundamental entender primeiro o que são os radicais livres. Produzidos pelo nosso organismo o tempo todo, inclusive pela pele, os radicais livres são moléculas incompletas ou instáveis, capazes de capturar elétrons de células saudáveis para se tornarem estáveis novamente, o que termina oxidando essas células.
Quando isso acontece na pele, eles acabam danificando o DNA celular e acelerando a degradação das fibras de colágeno, responsáveis pela firmeza e sustentação cutânea. Logo, a produção de radicais livres em excesso é considerada umas das principais causas do envelhecimento precoce, assim como do surgimento dos seus primeiros sinais, como rugas, manchas e flacidez.
Mas calma! Se por um lado, existem fatores que contribuem para acelerar a produção de radicais livres na pele, como a radiação solar, a poluição, o tabagismo, o estresse, entre outros, também há formas de combatê-los. É aí que entram em cena os antioxidantes para a pele e seus inúmeros benefícios.
O que são antioxidantes e como agem na pele?
Os antioxidantes são vitaminas, minerais e outras substâncias capazes de combater e neutralizar os radicais livres. Só eles têm a capacidade de “doar” um dos seus elétrons e permanecer estáveis. Com isso, os radicais livres também se estabilizam e são eliminados, interrompendo essa condição de desequilíbrio, conhecida como estresse oxidativo.
Essas substâncias podem ser produzidas naturalmente pelo nosso organismo (antioxidantes enzimáticos) ou repostos por meio da alimentação, suplementação e mesmo pelo uso de cosméticos (antioxidantes não enzimáticos).
Como a produção natural de antioxidantes diminui com a idade, sua reposição é muito importante para reforçar as defesas do organismo. Isso, porque além de impedir o ataque dos radicais livres, eles agem na reparação e reconstrução das células danificadas, protegendo o corpo de dentro para fora.
Quais os benefícios dos antioxidantes para a pele?
Entre os principais benefícios dos antioxidantes estão:
- Proteger a pele contra a ação dos radicais livres, neutralizando-os;
- Reparar as células com danos;
- Reforçar os sistemas de defesa naturais da pele;
- Prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento dos seus primeiros sinais;
- Auxiliar na hidratação da pele;
- Contribuir para a manutenção da integridade da barreira cutânea;
- Potencializar a proteção da pele contra os raios UV.
Tudo isso se traduz em uma pele mais firme, saudável, viçosa, viva, sem rugas e linhas de expressão.
Quais são os principais ativos antioxidantes para pele?
Talvez o antioxidante para pele mais conhecido seja a vitamina C, mas existem outros ativos que também atuam a favor da pele e contra os radicais livres. Saiba mais sobre cada um deles.
Resveratrol
Encontrado especialmente na casca da uva, o resveratrol é um potente antioxidante que atua na defesa da pele contra a radiação ultravioleta e o ataque de fungos, além de ter propriedades anti-inflamatórias. Ainda, seus benefícios podem ser potencializados quando combinados ao óleo da semente de uva, devido ao seu alto teor de vitamina E (outro antioxidante) e ácidos graxos essenciais.
Coenzima Q10
Nutriente essencial para o fornecimento de energia nas células, a coenzima Q10 também é um antioxidante poderoso. Além de atuar na proteção das células contra os danos causados pelos radicais livres, esse ativo reforça o sistema de defesa do organismo, inibindo a oxidação de lipídios e proteínas, característica que não é comum a todos os antioxidantes.
E quando combinada a outros ativos, como os biopeptídeos de metionina, pode trazer ainda mais benefícios. Entre eles, proteger as mitocôndrias e a respiração celular contra o estresse oxidativo e oferecer um efeito energizante, conferindo vitalidade à pele e reduzindo sinais de fadiga.
Vitamina C
Talvez um dos nutrientes mais conhecidos entre as pessoas que estão atentas aos cuidados com a pele, a vitamina C apresenta diversos benefícios. Enquanto antioxidante, é capaz de nutrir as células e inibir os danos causados pela radiação ultravioleta, contribuindo para reduzir os danos causados pelo sol, principalmente quando combinada ao uso do protetor solar.
Ainda, ajuda na formação de colágeno, melhorando a elasticidade e firmeza da pele, e apresenta efeitos clareadores e anti-inflamatórios. Também auxilia na regeneração da vitamina E oxidada, fazendo com que esse nutriente retorne ao seu estado antioxidante.
Vitamina E
Outro antioxidante com ação pró-colágeno é a vitamina E, conhecida como tocoferol. Em sinergia com a vitamina C, esse ativo atua na proteção da pele contra o estresse oxidativo a nível celular, especialmente o causado pela radiação ultravioleta (fotoproteção), prevenindo o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de câncer. Também possui ação umectante e anti-inflamatória, auxiliando no reforço da barreira cutânea.
Niacinamida
A niacinamida ou vitamina B3 ajuda a proteger contra os danos causados pelos raios UV e poluentes ambientais, uniformizar o tom da pele, prevenir as manchas que surgem naturalmente com o envelhecimento, além de ser responsável por dar aquele aspecto de vitalidade e luminosidade que a gente ama.
Ainda, esse nutriente aumenta a síntese de ceramidas e lipídios, o que contribui para reparar a barreira cutânea e hidratar profundamente a pele, regulando a oleosidade.
Carotenoides
Derivados da vitamina A, os carotenoides – betacaroteno, licopeno, luteína e astaxantina – são antioxidantes que atuam como fotoprotetores, ajudando a manter a pele mais saudável. Entre seus principais benefícios estão o combate ao envelhecimento precoce (redução de rugas e aumento da elasticidade), manutenção da hidratação e prevenção de manchas.
Ácido clorogênico
Um dos principais compostos fenólicos do café verde, o ácido clorogênico possui atividade antioxidante e anti-inflamatória, protegendo as células contra a ação dos radicais livres e aumentando o sistema de defesa natural da pele. Também pode ser encontrado em alimentos como maçã, cenoura, berinjela, uva, kiwi, tomate, entre outros.
Extratos de gengibre e canela
Os extratos de gengibre e canela possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que contribuem para a proteção e o equilíbrio da oleosidade da pele. Ainda, o extrato de canela apresenta efeitos antimicrobianos e pode minimizar a aparência dos poros, enquanto que o de gengibre ajuda a reduzir as reações inflamatórias na pele.
Por que usar antioxidantes para a pele, especialmente no verão?
Um dos principais benefícios dos antioxidantes é sua atuação fotoprotetora, ou seja, proteger a pele contra os danos causados pelos raios ultravioletas.
Por isso, os antioxidantes, como a vitamina C, os carotenoides e outros, podem ser grandes aliados na proteção da pele durante esse período do ano, pois além de manterem as células saudáveis, eles contribuem para a produção de novas fibras de colágeno. Essas fibras, somadas à elastina e à ação dos antioxidantes nas células formam o sistema de defesa perfeito para que a pele resista aos ataques promovidos pelos radicais livres produzidos pelos raios UV.
Antioxidantes substituem o protetor solar?
Não, pois agem de maneiras diferentes. Enquanto a principal função do protetor solar é proteger a pele contra a radiação solar, os antioxidantes atuam nos radicais livres gerados pelos raios de sol que não foram filtrados ou bloqueados adequadamente pelo protetor. Logo, são mecanismos de proteção que se complementam e não substituem um ao outro.
Para potencializar os benefícios de proteção da pele, o ideal é aliar antioxidades ao uso do protetor solar. Isso é porque, quando combinados, eles promovem ainda mais benefícios para a saúde cutânea, como a redução no surgimento de manchas e a prevenção contra o envelhecimento precoce.
Quando começar a usar antioxidantes?
Cada organismo é único e possui suas particularidades. Algumas pessoas estão mais expostas aos fatores que contribuem para o aumento na produção de radicais livres pelo corpo, como os raios UV, os agentes poluentes, a luz dos equipamentos eletrônicos, o estresse, entre outros, e podem apresentar sinais de envelhecimento de forma precoce.
Assim, o mais recomendado é procurar um especialista para avaliar o estado da sua pele, quais suas características e o que ela precisa, não apenas para prevenir ou tratar os primeiros sinais de envelhecimento, mas para se manter saudável ao longo do tempo.
Qual é o melhor antioxidante para pele?
Depende de como está a sua pele e qual é o seu objetivo. Cada antioxidante possui benefícios próprios, que podem ser potencializados quando combinados entre eles ou com outros ativos.
Um bom começo é procurar por produtos livres de ingredientes que contribuem para o aumento da carga tóxica no organismo e com nutrientes que atuam em sinergia, com o objetivo de restabelecer a resiliência natural da pele. Já pensou em experimentar produtos com essas características? Conheça Brilliance, o nutricosmético para proteção antioxidante da Noorskin.