Skincare trends: o que esperar do mercado da beleza em 2024?

Mind, Skin
Atualizado em 15.04.2024 | Postado em 15.12.2023
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Descubra quais são as 3 principais tendências de skincare para ficar de olho em 2024 e como elas podem influenciar na escolha dos seus cosméticos.

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Uma das formas de acompanhar as novidades para o skincare é conhecer as tendências do mercado da beleza.

A ascensão de alguns comportamentos, somada a mudanças econômicas, sociais, ambientais, entre outras, influencia no desenvolvimento de novos cosméticos. De modo geral, as tendências ditam o que o mercado deve levar em consideração para atender as necessidades dos consumidores e apresentar novidades para os cuidados com a pele.

Com base nisso, destacamos as 3 skincare trends 2024, de acordo com relatório publicado pela Mintel, considerada uma das principais agências de inteligência de mercado do mundo. Vamos conferir o que vem por aí?

1. NeuroGlow

O papel da beleza ultrapassa os limites da aparência física e leva em consideração o bem-estar geral, por meio da conexão mente-corpo. Na tendência “NeuroGlow”, a abordagem de beleza se torna mais ampla e conceitos como a psicodermatologia e a neurocosmética ganham força entre os consumidores. 

O uso de cosméticos passa a  incorporar rituais de skincare e experiências sensoriais, por meio de práticas de atenção plena, meditação, relaxamento, aromaterapia, entre outras, capazes de reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar o humor e aumentar o autoconhecimento. 

Além de impactar positivamente na saúde da pele e dos cabelos, essas práticas promovem o bem-estar mental e emocional, tornando a experiência com os produtos de beleza mais enriquecedora para o consumidor.

Mindful skincare routine

Dentro dessa tendência, é possível praticar o mindful skincare routine, ou mindfulness skincare, conceito que reúne duas técnicas principais: a atenção plena e os cuidados com a pele. 

Desacelerar e acalmar a mente após um dia corrido ou com momentos estressantes, somado a uma experiência que instiga os sentidos, como massagear a pele gentilmente, sentir a textura dos produtos e ter consciência do momento presente, leva a uma sensação de relaxamento e bem-estar. É um dos caminhos para manter a mente tranquila, um corpo em equilíbrio e uma pele com mais saúde.

Well-aging

Outro conceito relacionado à tendência “NeuroGlow” é o well-aging ou “envelhecer bem”. Essa visão positiva em relação ao envelhecimento reconhece a importância da prevenção, por meio de hábitos saudáveis, nutrição adequada e respeito a si mesmo, como fatores-chave para a longevidade e a saúde da pele, da mente e do corpo.

2. Beaut-AI

Ao que tudo indica, a inteligência artificial (AI) chegou para ficar e transformar o mercado da beleza. Por meio dela, as marcas podem trabalhar cada vez mais em experiências virtuais e personalizadas, na identificação de lacunas e na criação de produtos inovadores, além de promover a inclusão e a sustentabilidade.

Tudo isso baseado em insights e dados que indicam as preferências individuais do consumidor, genética, ambiente e estilo de vida. Ainda, algoritmos altamente treinados serão capazes de sugerir fórmulas de produtos e combinações inovadoras de ingredientes.

Somado a isso, no entanto, os consumidores tendem a exigir ainda mais transparência dos sistemas de AI, respeito às políticas de privacidade e uso responsável dos dados por parte das marcas, que devem aderir às regulamentações vigentes.

3. Simplicidade sofisticada

A tendência “simplicidade sofisticada” traz consumidores cada vez mais exigentes em relação aos ingredientes usados nos produtos e à eficácia comprovada dos ativos. Isso pode exigir das marcas a apresentação de estudos clínicos, pesquisas e uma base científica robusta para ganhar a credibilidade e a confiança de seus clientes.

Ao priorizar a eficácia, os consumidores devem dar preferência para a qualidade e os resultados em relação à quantidade de produtos. Nas embalagens, linhas limpas, cores suaves e estética elegante serão mais valorizadas por criarem uma sensação discreta de luxo e transmitirem uma imagem de produtos premium.

Clean beauty

Embora o mercado da beleza ainda não tenha uma definição exata sobre clean beauty, o conceito de beleza limpa vem se estabelecendo por defender a elaboração e o consumo consciente de cosméticos livres de ingredientes tóxicos, como os parabenos e os ftalatos, e que podem prejudicar o meio ambiente, como os microplásticos.

Ainda, a transparência em relação ao processo de produção, a lista de ingredientes e a segurança dos ativos utilizados são as principais influências desse movimento, tornando selos e certificações importantes para que o consumidor tenha a certeza de que está comprando um produto seguro para si e para o meio ambiente.

Certificações e cosméticos seguros

Como o mercado da beleza possui uma variedade enorme de produtos e ativos que muitas vezes não são fáceis de identificar na lista de ingredientes, iniciativas que auxiliem os consumidores a fazerem escolhas seguras e conscientes, promovendo saúde e um ambiente mais equilibrado e saudável, devem permanecer em alta.

Alguns exemplos nesse sentido são as ações promovidas pela Environmental Working Group. Entre elas estão o EWG Verified™, um selo que certifica cosméticos e produtos de cuidado pessoal livres de substâncias nocivas, e o Skin Deep®, um serviço da EWG com milhares de informações sobre produtos, marcas e ingredientes disponíveis no mercado e classificados de acordo com a sua segurança em relação à saúde humana e ao meio ambiente. 

Skinimalismo e os cosméticos multifuncionais

Na abordagem skinimalista, as rotinas de cuidados tendem a contar com produtos multifuncionais e com resultados comprovados, em que eficiência e eficácia são características fundamentais na escolha de cosméticos e de maquiagens. Afinal, a ideia é usar uma quantidade menor de produtos, mas sem deixar de lado a qualidade dos resultados. Decisões inteligentes que otimizam a rotina e fazem bem para o planeta, uma vez que o desperdício deve ser reduzido.

Com fórmulas de alta performance, os produtos multifuncionais contêm ingredientes que atuam em sinergia, capazes de desempenhar diversas funções ao mesmo tempo. Um creme facial diurno, por exemplo, pode hidratar, reduzir sinais de fadiga (efeito energizante) e proteger a pele contra a luz azul e a poluição.

Além de promover praticidade, os produtos multifuncionais reduzem a necessidade de inserir diversas etapas na sua rotina de skincare e de comprar uma grande quantidade de produtos para se obter o resultado desejado.

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Global beauty and personal care trends. Mintel Group, 2023. Disponível em: <https://insights.mintel.com/rs/193-JGD-439/images/Mintel_2024_Global_Beauty_and_Personal_Care_Trends_English.pdf>. Acesso em: 07 de dezembro de 2023.

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